Muito se fala sobre comando, graduações de comando, grau de admissão, grau do escape, lobe center, levantes, e não adianta falar de tudo isso sem começar de um nível básico para o pessoal que está começando agora no assunto. Por isso a CDR tem esse compromisso com todos os novatos no assunto, assim como ajudar o pessoal mais expert no ramo. Porém essa matéria tem como finalidade introduzir o pessoal novo no ramo a conhecer um pouco melhor os comandos e suas graduações. Para tirar algumas dúvidas, resolvemos colocar algumas graduações de comandos, assim como suas vantagens, e para as melhores aplicações.
Pegamos o comando básico até um comando "TOP" na preparação aspirados.
Vamos começar pelo primeiro passo para aprender sobre os comando, as graduações, qual a utilizações delas ? Para qual motor usar ? Pode usar em turbo, nitro, blower, aspirado ? Qual o nível de preparação, baixa, alta, média ? Qual a faixa de RPM delas ?
Vamos lá :
272°
- Indicado para motores originais.
- Podendo ser aproveitado em motores turbo ou aspirados.
- Requer escape de baixa restrição e boa alimentação.
- Faixa de torque entre 3.000RPM e 6.000RPM.
280°
- Indicado para motores com preparação média ( turbo, nitro, aspro ).
- Ótimo comando para rua-estrada podendo ser usado até mesmo no dia a dia.
- Requer escape de baixa restrição, cabeçote com preparação leve, taxa de compressão elevada de 1 a 2 pontos.
- Faixa de torque entre 2.500RPM e 5.500RPM.
290°
- Indicado para motores aspro, nitro ou turbo (preparação média para alta).
- Requer cabeçote preparado, escape de baixa restrição e alimentação bem regulada.
- Faixa de torque entre 3.000RPM e 6.500RPM
300°
- Indicado para motores preparados de rua, motores de competição ( arrancada ).
- Utilizado em motores turbo, nitro ou aspro ( mais pesado ).
- Faixa de torque 3.500RPM e 7.000RPM.
* IGNORANTE GANHO DE POTÊNCIA.
312°
- Indicado para motores aspro-pró
- Requer cabeçote de competição, borboletas múltiplas, escape livre, taxa de compressão mínima em 14:1
- Faixa de torque 4.800RPM e 8.400RPM
Pegamos o comando básico até um comando "TOP" na preparação aspirados.
Vamos começar pelo primeiro passo para aprender sobre os comando, as graduações, qual a utilizações delas ? Para qual motor usar ? Pode usar em turbo, nitro, blower, aspirado ? Qual o nível de preparação, baixa, alta, média ? Qual a faixa de RPM delas ?
Vamos lá :
272°
- Indicado para motores originais.
- Podendo ser aproveitado em motores turbo ou aspirados.
- Requer escape de baixa restrição e boa alimentação.
- Faixa de torque entre 3.000RPM e 6.000RPM.
280°
- Indicado para motores com preparação média ( turbo, nitro, aspro ).
- Ótimo comando para rua-estrada podendo ser usado até mesmo no dia a dia.
- Requer escape de baixa restrição, cabeçote com preparação leve, taxa de compressão elevada de 1 a 2 pontos.
- Faixa de torque entre 2.500RPM e 5.500RPM.
290°
- Indicado para motores aspro, nitro ou turbo (preparação média para alta).
- Requer cabeçote preparado, escape de baixa restrição e alimentação bem regulada.
- Faixa de torque entre 3.000RPM e 6.500RPM
300°
- Indicado para motores preparados de rua, motores de competição ( arrancada ).
- Utilizado em motores turbo, nitro ou aspro ( mais pesado ).
- Faixa de torque 3.500RPM e 7.000RPM.
* IGNORANTE GANHO DE POTÊNCIA.
312°
- Indicado para motores aspro-pró
- Requer cabeçote de competição, borboletas múltiplas, escape livre, taxa de compressão mínima em 14:1
- Faixa de torque 4.800RPM e 8.400RPM
0 comentários:
Postar um comentário