Válvula de Alivio
Bem uma dúvida... que eu creio que muitos que são novos no ramo da preparação de motor tem, é na parte das válvulas do turbo... válvula de alivio, válvula de prioridade, e tem pop-off, blow-ff, tem válvula pra todos os gostos, é só escolher, então, vamos explicar essas válvulas...
Vamos começar com a mais importante, a válvula de alivio...
Bem, ela fica na parte de escape, para poder desviar o fluxo dos gases do escape, evitando assim que a pressão do turbo fique oscilando, por isso que a pressão regulada no sistema nunca sobe, fica sempre naquela ( a não ser que você dê a famosa... APERTADA NO PARAFUSO ).
Agora a válvula que todo turbero gosta, a responsáveis pelos famosos "TSCHHHHHHH" que todos que todos querem, quanto mais alto melhor... essa é a válvula de prioridade, essa valvula fica geralmente na linha de entrada de ar da turbina ( na linha de pressão da turbina ) ela libera os gases não aproveitados pelo motor pra atmosfera.
Válvula Prioridade
Uma outra válvula muito usada nos carros com motores turbo original é a válvula de re-circulação, como o nome já diz " CIRCULAÇÃO " então ele não dá os famosos espirros, essa válvula é usada nos carros turbo original porque a pressão é muito forte quando você tira o pé do acelerador, o ar que não é admitido pelo motor fica entre a turbina e o corpo de borboleta ( que está fechado ) com isso a turbina pode sofrer o " INVERSO "... afinal ela ainda está girando, mas não está entrando ar no motor, pois o corpo de borboleta está fechado, e o ar da linha tem que sair, então o " TSCHHHHH " dos carros turbo não é nada mais do que o ar que estava na linha, sendo mandado pra atmosfera... isso no caso das válvula de prioridade de competição, no caso da de recirculação ela manda direto pro escape, sem fazer barulho, evitando quebras na turbina... só essa válvula de re-circulação evita 20% dos problemas na turbina. Não que todo o carro turbo tem esse problema, mas "PODE" ser que tenha, algumas vezes mais rápido, outras vezes mais demorado...
Válvula Pop - Off
A Pop-off é uma válvula de alívio que... hmmmm, podemos dizer que também "quase" funciona como uma válvula de prioridade, isso porque você controla a pressão de funcionamento do turbo. Como essa válvula fica depois da turbina, ela tem a desvantagem quando comparada com as outras válvulas de alívio (wastegates internas ou externas) logo sua durabilidade acaba sendo menor. A real sobre essa pop-off é que muitos odeiam, é porque ela não é assim tão usada como válvula de alivio ( também ) por não ter muita precisão, o que pode levar o motor a uma quebra. Então essa válvula descarta, não é boa.
Válvula Blow-Off
A Blow-off é uma válvula de prioridade, diferente da pop-off ela não controla a pressão de funcionamento do turbo, serve apenas para esvaziar a pressão do sistema quando você tira o pé do acelerador, com isso diminuir a contra pressão na turbina ( quando a borboleta está fechada ) e também diminuindo o lag, e aumentando a durabilidade da própria turbina. Então podemos dizer que você pode ter em um carro turbo apenas uma pop-off, mas não podemos dizer que você tem apenas uma blow-off, então nesse caso sempre é necessário uma outra válvula de alívio que fará o controle da pressão.
Bem uma dúvida... que eu creio que muitos que são novos no ramo da preparação de motor tem, é na parte das válvulas do turbo... válvula de alivio, válvula de prioridade, e tem pop-off, blow-ff, tem válvula pra todos os gostos, é só escolher, então, vamos explicar essas válvulas...
Vamos começar com a mais importante, a válvula de alivio...
Bem, ela fica na parte de escape, para poder desviar o fluxo dos gases do escape, evitando assim que a pressão do turbo fique oscilando, por isso que a pressão regulada no sistema nunca sobe, fica sempre naquela ( a não ser que você dê a famosa... APERTADA NO PARAFUSO ).
Agora a válvula que todo turbero gosta, a responsáveis pelos famosos "TSCHHHHHHH" que todos que todos querem, quanto mais alto melhor... essa é a válvula de prioridade, essa valvula fica geralmente na linha de entrada de ar da turbina ( na linha de pressão da turbina ) ela libera os gases não aproveitados pelo motor pra atmosfera.
Válvula Prioridade
Uma outra válvula muito usada nos carros com motores turbo original é a válvula de re-circulação, como o nome já diz " CIRCULAÇÃO " então ele não dá os famosos espirros, essa válvula é usada nos carros turbo original porque a pressão é muito forte quando você tira o pé do acelerador, o ar que não é admitido pelo motor fica entre a turbina e o corpo de borboleta ( que está fechado ) com isso a turbina pode sofrer o " INVERSO "... afinal ela ainda está girando, mas não está entrando ar no motor, pois o corpo de borboleta está fechado, e o ar da linha tem que sair, então o " TSCHHHHH " dos carros turbo não é nada mais do que o ar que estava na linha, sendo mandado pra atmosfera... isso no caso das válvula de prioridade de competição, no caso da de recirculação ela manda direto pro escape, sem fazer barulho, evitando quebras na turbina... só essa válvula de re-circulação evita 20% dos problemas na turbina. Não que todo o carro turbo tem esse problema, mas "PODE" ser que tenha, algumas vezes mais rápido, outras vezes mais demorado...
Válvula Pop - Off
A Pop-off é uma válvula de alívio que... hmmmm, podemos dizer que também "quase" funciona como uma válvula de prioridade, isso porque você controla a pressão de funcionamento do turbo. Como essa válvula fica depois da turbina, ela tem a desvantagem quando comparada com as outras válvulas de alívio (wastegates internas ou externas) logo sua durabilidade acaba sendo menor. A real sobre essa pop-off é que muitos odeiam, é porque ela não é assim tão usada como válvula de alivio ( também ) por não ter muita precisão, o que pode levar o motor a uma quebra. Então essa válvula descarta, não é boa.
Válvula Blow-Off
A Blow-off é uma válvula de prioridade, diferente da pop-off ela não controla a pressão de funcionamento do turbo, serve apenas para esvaziar a pressão do sistema quando você tira o pé do acelerador, com isso diminuir a contra pressão na turbina ( quando a borboleta está fechada ) e também diminuindo o lag, e aumentando a durabilidade da própria turbina. Então podemos dizer que você pode ter em um carro turbo apenas uma pop-off, mas não podemos dizer que você tem apenas uma blow-off, então nesse caso sempre é necessário uma outra válvula de alívio que fará o controle da pressão.
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