Lavando :
Inicialmente esguiche bastante água sobre o carro, para remover a poeira. Misture 100ml de xampu para carro de boa qualidade em 5 ou 6 litros de água, agitando até formar espuma. Com um pano limpo ou uma luva de lavar carros, comece a lavagem por cima, ou seja, capota, capô, laterais, pára-lamas até chegar nas partes inferiores, que é aonde se acumulam mais sujeiras. Procure lavar o carro por partes e enxaguar em seguida, evitando assim, manchas na pintura ( não se esqueça de remover toda a espuma). Por último lave rodas e pneus. Terminada a lavagem, enxugue bem com uma flanela ou pano, não se esquecendo de enxugar as partes internas das portas.
Polindo :
Antes de polir ou encerar, o carro deve estar bem lavado e livre de poeiras. O veículo só deve ser polido quando a pintura estiver (queimada), isto é... fosca. Neste caso, use massa para polir extra fina ( massa grossa é para uso profissional ). Inicie, colocando com os dedos, pequenas quantidades de massa sobre a peça a ser polida. Em seguida, com um algodão ( aqueles que são vendidos para encerar o carro ) espalhe bem, esfregando em movimentos horizontais, até obter o brilho desejado. Agora com outro pedaço de algodão limpo ou com uma flanela, dê uma limpada na parte polida. A tinta que sai no algodão durante o polimento, não é nada mais é do que tinta queimada que a massa removeu, então não precisa ficar preocupado. Após polir o veículo é necessário encerá-lo para dar maior brilho, fazendo assim uma proteção ao polimento.
Encerando :
Você deve encerar seu carro se a pintura estiver regular ou boa. Se estiver muito queimada, é necessário polir primeiro. A cera líquida é mais fácil de polir e remover. Comece espalhando bem a cera em pequenas quantidades com algodão em movimentos circulares (encere uma parte de cada vez). Deixe secar e dê um brilho com uma flanela seca e limpa ou com algodão hidrófilo (apropriado para polimento). Repita a operação sempre com o lado limpo da flanela ou algodão até remove toda a cera e obter o brilho desejado.
Acabamentos :
Pneus: utilize apenas produtos derivados de glicerina, jamais passe derivados de petróleo nos pneus ou demais compostos de borracha.
Painel : utilize um pano úmido limpo ou caso queira dar um brilho, passe silicone líquido com esponja macia.
Vidros : é o último item na lavagem. Use limpa vidros ou uma solução de álcool (50%) e vinagre (50%) que serve para eliminar manchas e gordura.
Dicas do Sidelsky :
- Na lavagem, não utilize detergentes derivados de petróleo, sabão em pó ou saponáceos, porque tais produtos causam sérios problemas à pintura.
- Nunca lave o carro sob sol ou com a lataria quente, assim como também nunca deixe secá-lo sob as mesmas condições. Você estará evitando manchas na pintura.
- Sempre que for polir ou encerar o carro, sempre faça na sombra.
0 comentários:
Postar um comentário