Confira Dicas Para Voce Cuidar do Seu Carro e se dá Bem no Transito.
1- Dica: Acelerar antes de desligar o motor ou no farol fechado.
É uma operaçao inútil, que desperdiça combustível. "Só se deve acelerar o carro quando houver necessidade de força", diz Ricardo Bock, engenheiro e professor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Depois que a injeçao eletrônica surgiu, esquentar o motor pela manha também é inútil.
2- Dica: Borrifar óleo mineral debaixo do carro.
Como o óleo é solvente natural das borrachas, a pulverizaçao destrói as peças com esse material na suspensao. "É uma herança dos anos 40 e 50, quando as buchas da suspensao eram de bronze e tinham de ser lubrificadas com graxa para eliminar os ruídos", conta Bock. O certo é usar produtos nao derivados do petróleo, como silicone.
3- Dica: Cantar pneus nas arrancadas.
Provoca desgaste dos pneus e "esforço estupidamente alto" entre os elementos de transmissao, como a junta homocinética, a coroa e o pinhao do diferencial. Além disso, é infraçao gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
4- Dica: Descansar a mao no câmbio e o pé na embreagem.
Esse peso constante provoca desgaste prematuro em todo o sistema, tanto das engrenagens da caixa de marchas como da embreagem (disco, platô e rolamento). Como brinde, ganha-se folga no câmbio e embreagem patinando. O pedal deve ser usado só na mudança de marcha, porque a embreagem nao foi feita para suportar acionamento contínuo. Quando parar o carro, use o ponto morto e, em uma ladeira, o freio de mao.
5- Dica: Engatar a ré sem parar totalmente o carro.
Dessa atitude precipitada vem aquela famosa "arranhada", que prejudica os dentes da engrenagem. Mesmo nas caixas de câmbio em que a marcha a ré tem engate sincronizado, é necessário parar o veículo para engatá-la.
6- Dica: Frear em cima de lombadas e durante as curvas.
"Pisar no freio antes, e nao passando pelos obstáculos, é um capricho que poupa muito o veículo. Passar por uma lombada com o freio acionado sobrecarrega a suspensao por excesso de rigidez e nao permite a roda girar solta pelo obstáculo. O correto é passar com as rodas livres e na velocidade adequada", explica o instrutor Luiz Fonseca. Nas curvas, o certo também é frear levemente antes e reduzir a marcha. Com isso, o carro ganha aderencia ao solo. Quando o farol está vermelho, nao adianta vir correndo e parar bruscamente no último instante. Isso desgasta freios, motor, embreagem e pneus.
7- Dica: Girar o volante com o carro parado.
Com o veículo imóvel, a força para esterçar o volante é muito maior, o que sobrecarrega o sistema de direçao e reduz sua durabilidade. Ao fazer a manobra, mova o carro um pouquinho para a frente ou para trás.
8- Dica: Habituar-se a calibrar os pneus com freqüencia.
Calibrar os pneus, pelo menos a cada 15 dias, com a pressao correta (indicada no manual do proprietário) garante segurança e durabilidade. A pressao insuficiente causa superaquecimento, fadiga prematura da estrutura, quebras na carcaça e desgaste irregular nas bordas do pneu. Já a pressao excessiva provoca desconforto, menor aderencia ao solo e desgaste acentuado no centro da banda de rodagem. Lembre-se de fazer a calibragem somente com os pneus frios.
9- Dica: Ir no vácuo de ambulâncias.
Seguir veículos em serviço de urgencia é uma infraçao grave e complica ainda mais o trânsito. Imagine se todos forem atrás dos bombeiros...
10- Dica: Jogar lixo pela janela.
Ninguém faz isso na sala de casa. E, mesmo sendo uma infraçao média, é muito comum ver uma lata de refrigerante ou um papel de bala ser atirado pela janela. "Além de falta de educaçao, o motorista está rasgando o dinheiro do imposto de limpeza que ele paga", diz Cláudia Matarazzo.
11- Dica: Levar sempre um CD ou fita.
"Escutar uma música que voce goste é uma das formas para aliviar o estresse num congestionamento", ensina o instrutor Manzini. Outra forma é saber como está o trânsito na cidade antes sair de casa: ouça rádio, ligue a televisao ou acesse a internet. Ainda é melhor prevenir do que remediar.
12- Dica: Manter distância do veículo a frente.
Nao andar "colado" é uma maneira simples e eficiente de evitar colisoes em freadas de emergencia. Se o carro de trás nao sai da sua cola, de passagem. Nao tente bloquear o apressadinho, mesmo que ele tenha ultrapassado o limite de velocidade. Dos caminhoes, a distância ideal é de 30 metros, a frente ou atrás. Lembre-se de que parar um veículo de grande porte é bem mais complicado.
13- Dica: Nao pôr combustível aos pouquinhos.
Pôr combustível de R$ 10 em R$ 10 nao traz economia. Pelo contrário, pode até dar mais despesa. Quando o tanque está cheio, a sujeira está diluída em uma quantidade maior de combustível e, normalmente, fica depositada no fundo do reservatório. Quando o tanque está vazio, a concentraçao de sujeira é maior, aumentando a possibilidade de entupimento dos bicos injetores e a evaporaçao da gasolina. Outra conseqüencia negativa é diminuir a vida útil da bomba de combustível.
14- Dica: Obedecer as leis de trânsito.
A atitude diminui o risco de acidentes, evita transtornos para os outros motoristas e um rombo no seu orçamento. Também é uma questao de cidadania: estacionar o carro sobre a calçada é, antes de mais nada, uma grande falta de respeito. Bancar o espertinho e ultrapassar pelo acostamento, por exemplo, é infraçao gravíssima e implica multa de R$ 574,62.
15- Dica: Pegar no tranco: evite este procedimento.
O súbito sobreesforço entre todas as peças do motor e da transmissao pode quebrá-las e o combustível nao queimado, caso o carro nao pegue, estraga o catalisador, uma peça cara. Se a bateria arriou, o ideal é substituí-la. Como medida emergencial, voce pode fazer a conhecida "chupeta" com outro veículo em funcionamento. Mas tome cuidado: uma ligaçao incorreta, com polaridade invertida, pode afetar irremediavelmente todo o sistema elétrico.
16- Dica: Querer sempre levar vantagem.
A lei de Gérson também impera entre os motoristas. Nao é difícil encontrar quem se julgue mais inteligente, fazendo peripécias ao volante. Tomar a vaga de outro motorista na rua ou em estacionamentos, nao dar preferencia a pedestre que esteja na faixa, ultrapassar pela contramao, ofuscar quem vem em sentido contrário... A maior parte dessas atitudes também é considerada infraçao grave.
17- Dica: Retornar em locais proibidos.
É uma infraçao gravíssima e deixa o trânsito ainda mais bagunçado. Respeite os outros motoristas e nao faça o que voce nao gostaria que fizessem a sua frente. Nao deixe também de sinalizar suas intençoes. Se voce quer mudar de faixa, ligue a seta. Afinal, ninguém tem obrigaçao de adivinhar o que voce está pensando naquele momento.
18- Dica: Sair em segunda marcha.
Deixar a embreagem patinando demais na arrancada causa desgaste prematuro de disco e do platô por causa do superaquecimento do sistema. Só saia em segunda marcha se voce tiver um veículo que esbanje torque, como uma pickup diesel.
19- Dica: Trocar de marchas rapidamente.
O ideal é trocar de marchas de preferencia pouco acima da rotaçao em que ocorre o maior torque do motor. Acionar o câmbio muito abaixo da força máxima resulta em gasto extra de combustível: se a marcha for trocada muito abaixo da rotaçao, o motor nao fornecerá força suficiente as rodas e o carro nao vai embalar. Com isso, o motorista vai acelerar mais ainda, mandando combustível extra para o motor. Para saber em qual rotaçao está o torque máximo do motor de seu carro, consulte o manual. A partir daí, preste atençao no conta-giros ou no barulho do motor.
20- Dica: Usar a banguela para descer ladeiras.
Ao contrário do que se pensa, carro em ponto morto nao economiza combustível. "Na época do carburador fazia muita diferença, porque quando se tirava o pé do acelerador o motor continuava aspirando a mistura ar-combustível. Nos carros com injeçao eletrônica, porém, a condiçao de marcha lenta é a que mais gasta combustível", diz Clovis Teruo Matsumoto, engenheiro mecânico do Instituto Mauá de Tecnologia. Além da falsa economia, o motorista perde também em segurança. Os freios podem nao ter a mesma atuaçao com a rotaçao do motor muito baixa. Para ter boa eficiencia, o servofreio depende de rotaçoes mais altas do motor.
21- Dica: Viver bem com os veículos de duas rodas.
As motos estao por toda a parte. Para aliviar a tensao, o melhor é aprender a conviver bem com os motociclistas, evitando acidentes. Ao alinhar-se com veículos de duas rodas em um farol fechado, deixe-os sair na frente. E evite guinadas bruscas: um motociclista pode estar oculto em um dos pontos cegos, nao visíveis a partir dos retrovisores do automóvel.
22- Dica: Xingar ou fazer gestos obscenos.
"As pessoas descontam a agressividade no trânsito porque estao protegidas por uma carcaça de aço e pela falta de identificaçao. Elas nao podem xingar o chefe e descontam no trânsito, o que é pura falta de educaçao", diz a psicóloga Cecília Bellina. Braço para fora, aliás, a fim de gesticular para alguém ou como "pose" , caído pela janela, expoe o motorista a um acidente.
22- Dica: Xingar ou fazer gestos obscenos.
"Costurar" no trânsito é jeguíssimo. O apressado demais atrapalha todo o mundo para se adiantar em alguns minutos e ainda poe em risco os outros motoristas, deixando o trânsito ainda mais estressado, diz Cláudia Matarazzo. Para driblar o trânsito, o melhor é encontrar atalhos.
1- Dica: Acelerar antes de desligar o motor ou no farol fechado.
É uma operaçao inútil, que desperdiça combustível. "Só se deve acelerar o carro quando houver necessidade de força", diz Ricardo Bock, engenheiro e professor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Depois que a injeçao eletrônica surgiu, esquentar o motor pela manha também é inútil.
2- Dica: Borrifar óleo mineral debaixo do carro.
Como o óleo é solvente natural das borrachas, a pulverizaçao destrói as peças com esse material na suspensao. "É uma herança dos anos 40 e 50, quando as buchas da suspensao eram de bronze e tinham de ser lubrificadas com graxa para eliminar os ruídos", conta Bock. O certo é usar produtos nao derivados do petróleo, como silicone.
3- Dica: Cantar pneus nas arrancadas.
Provoca desgaste dos pneus e "esforço estupidamente alto" entre os elementos de transmissao, como a junta homocinética, a coroa e o pinhao do diferencial. Além disso, é infraçao gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
4- Dica: Descansar a mao no câmbio e o pé na embreagem.
Esse peso constante provoca desgaste prematuro em todo o sistema, tanto das engrenagens da caixa de marchas como da embreagem (disco, platô e rolamento). Como brinde, ganha-se folga no câmbio e embreagem patinando. O pedal deve ser usado só na mudança de marcha, porque a embreagem nao foi feita para suportar acionamento contínuo. Quando parar o carro, use o ponto morto e, em uma ladeira, o freio de mao.
5- Dica: Engatar a ré sem parar totalmente o carro.
Dessa atitude precipitada vem aquela famosa "arranhada", que prejudica os dentes da engrenagem. Mesmo nas caixas de câmbio em que a marcha a ré tem engate sincronizado, é necessário parar o veículo para engatá-la.
6- Dica: Frear em cima de lombadas e durante as curvas.
"Pisar no freio antes, e nao passando pelos obstáculos, é um capricho que poupa muito o veículo. Passar por uma lombada com o freio acionado sobrecarrega a suspensao por excesso de rigidez e nao permite a roda girar solta pelo obstáculo. O correto é passar com as rodas livres e na velocidade adequada", explica o instrutor Luiz Fonseca. Nas curvas, o certo também é frear levemente antes e reduzir a marcha. Com isso, o carro ganha aderencia ao solo. Quando o farol está vermelho, nao adianta vir correndo e parar bruscamente no último instante. Isso desgasta freios, motor, embreagem e pneus.
7- Dica: Girar o volante com o carro parado.
Com o veículo imóvel, a força para esterçar o volante é muito maior, o que sobrecarrega o sistema de direçao e reduz sua durabilidade. Ao fazer a manobra, mova o carro um pouquinho para a frente ou para trás.
8- Dica: Habituar-se a calibrar os pneus com freqüencia.
Calibrar os pneus, pelo menos a cada 15 dias, com a pressao correta (indicada no manual do proprietário) garante segurança e durabilidade. A pressao insuficiente causa superaquecimento, fadiga prematura da estrutura, quebras na carcaça e desgaste irregular nas bordas do pneu. Já a pressao excessiva provoca desconforto, menor aderencia ao solo e desgaste acentuado no centro da banda de rodagem. Lembre-se de fazer a calibragem somente com os pneus frios.
9- Dica: Ir no vácuo de ambulâncias.
Seguir veículos em serviço de urgencia é uma infraçao grave e complica ainda mais o trânsito. Imagine se todos forem atrás dos bombeiros...
10- Dica: Jogar lixo pela janela.
Ninguém faz isso na sala de casa. E, mesmo sendo uma infraçao média, é muito comum ver uma lata de refrigerante ou um papel de bala ser atirado pela janela. "Além de falta de educaçao, o motorista está rasgando o dinheiro do imposto de limpeza que ele paga", diz Cláudia Matarazzo.
11- Dica: Levar sempre um CD ou fita.
"Escutar uma música que voce goste é uma das formas para aliviar o estresse num congestionamento", ensina o instrutor Manzini. Outra forma é saber como está o trânsito na cidade antes sair de casa: ouça rádio, ligue a televisao ou acesse a internet. Ainda é melhor prevenir do que remediar.
12- Dica: Manter distância do veículo a frente.
Nao andar "colado" é uma maneira simples e eficiente de evitar colisoes em freadas de emergencia. Se o carro de trás nao sai da sua cola, de passagem. Nao tente bloquear o apressadinho, mesmo que ele tenha ultrapassado o limite de velocidade. Dos caminhoes, a distância ideal é de 30 metros, a frente ou atrás. Lembre-se de que parar um veículo de grande porte é bem mais complicado.
13- Dica: Nao pôr combustível aos pouquinhos.
Pôr combustível de R$ 10 em R$ 10 nao traz economia. Pelo contrário, pode até dar mais despesa. Quando o tanque está cheio, a sujeira está diluída em uma quantidade maior de combustível e, normalmente, fica depositada no fundo do reservatório. Quando o tanque está vazio, a concentraçao de sujeira é maior, aumentando a possibilidade de entupimento dos bicos injetores e a evaporaçao da gasolina. Outra conseqüencia negativa é diminuir a vida útil da bomba de combustível.
14- Dica: Obedecer as leis de trânsito.
A atitude diminui o risco de acidentes, evita transtornos para os outros motoristas e um rombo no seu orçamento. Também é uma questao de cidadania: estacionar o carro sobre a calçada é, antes de mais nada, uma grande falta de respeito. Bancar o espertinho e ultrapassar pelo acostamento, por exemplo, é infraçao gravíssima e implica multa de R$ 574,62.
15- Dica: Pegar no tranco: evite este procedimento.
O súbito sobreesforço entre todas as peças do motor e da transmissao pode quebrá-las e o combustível nao queimado, caso o carro nao pegue, estraga o catalisador, uma peça cara. Se a bateria arriou, o ideal é substituí-la. Como medida emergencial, voce pode fazer a conhecida "chupeta" com outro veículo em funcionamento. Mas tome cuidado: uma ligaçao incorreta, com polaridade invertida, pode afetar irremediavelmente todo o sistema elétrico.
16- Dica: Querer sempre levar vantagem.
A lei de Gérson também impera entre os motoristas. Nao é difícil encontrar quem se julgue mais inteligente, fazendo peripécias ao volante. Tomar a vaga de outro motorista na rua ou em estacionamentos, nao dar preferencia a pedestre que esteja na faixa, ultrapassar pela contramao, ofuscar quem vem em sentido contrário... A maior parte dessas atitudes também é considerada infraçao grave.
17- Dica: Retornar em locais proibidos.
É uma infraçao gravíssima e deixa o trânsito ainda mais bagunçado. Respeite os outros motoristas e nao faça o que voce nao gostaria que fizessem a sua frente. Nao deixe também de sinalizar suas intençoes. Se voce quer mudar de faixa, ligue a seta. Afinal, ninguém tem obrigaçao de adivinhar o que voce está pensando naquele momento.
18- Dica: Sair em segunda marcha.
Deixar a embreagem patinando demais na arrancada causa desgaste prematuro de disco e do platô por causa do superaquecimento do sistema. Só saia em segunda marcha se voce tiver um veículo que esbanje torque, como uma pickup diesel.
19- Dica: Trocar de marchas rapidamente.
O ideal é trocar de marchas de preferencia pouco acima da rotaçao em que ocorre o maior torque do motor. Acionar o câmbio muito abaixo da força máxima resulta em gasto extra de combustível: se a marcha for trocada muito abaixo da rotaçao, o motor nao fornecerá força suficiente as rodas e o carro nao vai embalar. Com isso, o motorista vai acelerar mais ainda, mandando combustível extra para o motor. Para saber em qual rotaçao está o torque máximo do motor de seu carro, consulte o manual. A partir daí, preste atençao no conta-giros ou no barulho do motor.
20- Dica: Usar a banguela para descer ladeiras.
Ao contrário do que se pensa, carro em ponto morto nao economiza combustível. "Na época do carburador fazia muita diferença, porque quando se tirava o pé do acelerador o motor continuava aspirando a mistura ar-combustível. Nos carros com injeçao eletrônica, porém, a condiçao de marcha lenta é a que mais gasta combustível", diz Clovis Teruo Matsumoto, engenheiro mecânico do Instituto Mauá de Tecnologia. Além da falsa economia, o motorista perde também em segurança. Os freios podem nao ter a mesma atuaçao com a rotaçao do motor muito baixa. Para ter boa eficiencia, o servofreio depende de rotaçoes mais altas do motor.
21- Dica: Viver bem com os veículos de duas rodas.
As motos estao por toda a parte. Para aliviar a tensao, o melhor é aprender a conviver bem com os motociclistas, evitando acidentes. Ao alinhar-se com veículos de duas rodas em um farol fechado, deixe-os sair na frente. E evite guinadas bruscas: um motociclista pode estar oculto em um dos pontos cegos, nao visíveis a partir dos retrovisores do automóvel.
22- Dica: Xingar ou fazer gestos obscenos.
"As pessoas descontam a agressividade no trânsito porque estao protegidas por uma carcaça de aço e pela falta de identificaçao. Elas nao podem xingar o chefe e descontam no trânsito, o que é pura falta de educaçao", diz a psicóloga Cecília Bellina. Braço para fora, aliás, a fim de gesticular para alguém ou como "pose" , caído pela janela, expoe o motorista a um acidente.
22- Dica: Xingar ou fazer gestos obscenos.
"Costurar" no trânsito é jeguíssimo. O apressado demais atrapalha todo o mundo para se adiantar em alguns minutos e ainda poe em risco os outros motoristas, deixando o trânsito ainda mais estressado, diz Cláudia Matarazzo. Para driblar o trânsito, o melhor é encontrar atalhos.
0 comentários:
Postar um comentário