terça-feira, 24 de novembro de 2009

Carros Com Mais Cilindros e Vantagens ou Desvantagens?

A comparaçao em termos de potencia, torque e giros entre dois motores de mesma cilindrada, mas com número de cilindros diferentes, é difícil pois recebe influencia de outros fatores. Podemos citar a relaçao curso do pistao/diâmetro do cilindro C/D. Se esta relaçao for alterada, teremos motores com comportamentos bem diferentes, passando de um com alto torque e baixa rotaçao quando o curso é maior a um motor de baixo torque e alta rotaçao quando o diâmetro é maior. Mas vamos supor que os dois motores de mesma cilindrada e número de cilindros diferentes, por exemplo 2-litros de 4 e de 6 cilindros, tenham a mesma relaçao C/D.

O maior número de cilindros resulta em menor cilindrada unitária, e reflete-se nas seguintes vantagens:
* Possibilidade de obter potencia específica superior aumentando a rotaçao máxima do motor. Isto ocorre porque o curso do pistao é menor e, em consequencia, tem-se um menor tempo de deslocamento entre o ponto morto superior PMS e o ponto morto inferior (PMI). Daí resulta um regime máximo de rotaçoes mais elevado e a potencia máxima se situa em uma rotaçao superior a do motor de menor número de cilindros.

* Melhor rendimento térmico, porque com um menor diâmetro dos cilindros a quantidade de combustível a ser queimada diminui, resultando em queima mais eficiente.

* Melhor possibilidade de refrigeraçao, já que o volume de um único cilindro é menor e as galerias de refrigeraçao podem ser melhor distribuídas, tendo-se maior quantidade de refrigerante por unidade de volume da mistura.

* Funcionamento mais uniforme do motor, pois a diferença entre os valores máximos e mínimos durante um ciclo do motor diminui, assim como o intervalo de tempo entre os ciclos-motores. Ou seja, o motor com menor número de cilindros funciona mais aos "trancos". A maior uniformidade permite um volante menor, que resulta em melhor aceleraçao do motor, ou seja, sobe de giro mais rapidamente.

* Nestes motores tem-se um melhor equilíbrio das massas e menos vibraçoes, o que aumenta a vida útil do motor, além de transmitir mais conforto aos ocupantes do veículo.

Por outro lado os motores com maior número de cilindros tem suas desvantagens:
* Aumento do comprimento da árvore de manivelas virabrequim; com isto os problemas com vibraçoes torcionais sao mais acentuados.

* Elevaçao do custo de produçao, visto que a construçao destes motores é mais complexa e exige maior número de peças.

* Em muitos casos estes motores tem volume e peso maiores que seu correspondente de mesma cilindrada e menor número de cilindros.

* Aumento do custo de manutençao por esta ser mais complicada e trabalhosa.

Para solucionar o problema de espaço dos motores construídos em linha pode-se optar pelo posicionamento em V dos cilindros. No entanto esta configuraçao implica maior custo do motor. Por estas razoes motores com maior número de cilindros sao utilizados em carros maiores e mais luxuosos, onde o aumento no preço do motor nao representa tanto no custo final do produto. Um motor de 2 litros e 6 cilindros nao apresenta grande viabilidade pelos seguintes motivos: seu maior custo resulta em elevaçao significativa no preço final do carro; o rendimento térmico dos motores de 2 litros e 4 cilindros é bem satisfatório, nao justificando o maior gasto; há ainda o problema de espaço para o motor de 6 cilindros em linha, podendo-se optar pelo de 6 cilindros em V com um custo de produçao ainda maior. Entretanto essa configuraçao é encontrada em modelos de prestígio, como BMW 320i e 520i, com 6 cilindros em linha, Maserati o V6 de 2,8 litros é reduzido para 2 litros em alguns mercados onde cilindrada mais alta implica maior alíquota de impostos e no novíssimo Lexus IS 200. Outros modelos recorrem a cilindrada unitária ainda menor, como o esportivo Mazda MX3 de 6 cilindros em V e 1,8 litro.

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