terça-feira, 24 de novembro de 2009

Agua Salgada Pode Servir de Combustivel Para Carros?

Introduçao.

No futuro, voce poderá ver um bando de gaivotas perdidas pairando em volta de seu posto de gasolina local. A razao disso é que, em vez de gasolina, os postos poderao estar cheirando como se fosse a praia. Isso depende das coisas darem certo para uma invençao criada por uma pessoa chamada John Kanzius, que criou um combustível alternativo tirado da água salgada. Por meio de uma descoberta absolutamente casual, Kanzius, um engenheiro de comunicaçao aposentado, descobriu uma coisa interessante: sob as condiçoes apropriadas, a água salgada pode queimar a temperaturas incríveis. Com alguns ajustes, ela poderá servir como combustível alternativo para nossos carros no futuro.

A jornada de Kanzius até chegar a essa inspiraçao surpreendente começou com o diagnóstico de uma leucemia em 2003. Já prevendo a possibilidade de uma quimioterapia que poderia deixá-lo debilitado, ele decidiu que inventaria uma alternativa melhor para destruir as células cancerosas. Ele propôs usar seu gerador de radiofreqüencia (RFG) e uma máquina que gera ondas de rádio e as focaliza em uma área concentrada. Kanzius usou o RFG para aquecer pequenas partículas metálicas inseridas nos tumores, destruindo-os sem danificar as células normais.

Mas o que um tratamento de câncer tem que ver com água salgada como combustível?
Durante uma demonstraçao do RFG, um observador notou que o aparelho estava fazendo com que a água dentro de um tubo de ensaio ficasse condensada. Se o RFG podia fazer a água condensar, teoricamente poderia separar o sal da água do mar. Talvez, assim, ele pudesse ser usado para dessalinizar a água, um assunto de proporçoes globais. O provérbio do velho marinheiro "Água, água por todos os lados e nem uma gota para beber" pode ser aplicado internamente da mesma forma algumas naçoes estao ficando sem água e suas populaçoes estao morrendo de sede, apesar de o mundo ser formado por 70% de água do oceano. Um meio eficaz de remover o sal da água salgada poderia salvar inúmeras vidas. Portanto, nao é surpresa que Kanzius tenha preparado seu RFG voltado para a dessalinizaçao da água salgada.

Durante seu primeiro teste, contudo, ele notou um efeito colateral surpreendente. Quando Kanzius apontou o RFG para um tubo de ensaio cheio de água do mar, ele produziu faíscas. Essa reaçao nao é normal para a água.

Kanzius tentou testar novamente, dessa vez acendendo uma toalha de papel e colocando-a em contato com a água enquanto a água estava no caminho do RFG. Ele teve uma surpresa maior ainda: o tubo de ensaio se inflamou e permaneceu aceso, enquanto o RFG ficou ligado.

As notícias da experiencia chegaram com a alegaçao de ser uma espécie de piada, mas depois que os químicos da Universidade Penn State tiveram acesso ao RFG e fizeram suas próprias experiencias, constataram que realmente era verdade. O RFG podia inflamar e queimar a água salgada. A chama podia atingir temperaturas tao altas quanto 1.650 graus Celsius e queimar enquanto o RFG estivesse ligado e apontado para ela.

Mas como é possível inflamar a água salgada? Por que os sujismundos descuidados que atiram pontas de cigarros acesos no mar nao colocam todo o planeta em chamas? Tudo tem a ver com o hidrogenio. Em seu estado normal, a água salgada tem uma composiçao estável de cloreto de sódio (o sal), hidrogenio e oxigenio da água. As ondas de rádio do RFG de Kanzius, porém, rompem a estabilidade, desintegrando as ligaçoes que mantem as substâncias químicas da água salgada unidas. Isso libera as moléculas do hidrogenio volátil e o calor do RFG as inflama e queima indefinidamente.

Entao, nossos carros logo estarao funcionando com água salgada em vez de gasolina? Pode ser que sim. Primeiro, existem algumas barreiras a serem superadas. Leia a próxima página e veja alguns dos problemas que precisam ser solucionados antes que possamos dirigir carros usando água salgada como combustível.

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