Podem procurar nas várias línguas anglo-saxonicas e a forma correcta de designar a palavra é "TUNING". Nem mesmo nas capas das revistas sobre carros modificados vão encontrar a palavra escrita dessa forma. Tunning, em Ingles, significa armazenar líquidos num tonel. Tuning está relacionado com afinação. Para ver o significado da palavra tuning aceda a guia tuning.
A comunicação social refere-se ao tuning muitas vezes como tunning. Para além do esforço que alguns adeptos têm em diferenciar o tuning do street-racing, ainda é preciso insistir para que escrevam bem a palavra. Esse esforço tem tido alguns resultados, contudo ainda muita gente escreve mal.
Se gosta de TUNING então aprenda a escrever e a designar o tuning correctamente.
Xuning
Esta palavra sim, inventada é a junção de 'chunga' com 'tuning'. O Xuning é vulgarmente usado para a referência a todas as aberrações e falta de gosto nos carros modificados. O tuning para ser bem feito, (como em muitas outras coisas na vida) obriga a um conhecimento sobre como funcionam determinados componentes dos carros.
•Para que serve a suspensão e como cada componente influência o comportamento do carro?
•O que significam as marcas laterais dos pneus?
•Que componentes do sistema de travagem podem ser melhorados?
•O peso das jantes que influência tem no comportamento do carro?
•Que leis existem em vigor que permitem circular sem problemas?
•Estarei a preservar a segurança fazendo algumas alterações?
Obviamente que nem todos os adeptos do tuning ou os que se dizem adeptos estão preparados para responder a estas questões correctamente! Uma preparação bem feita ou um tuning bem feito obriga a um conhecimento mínimo dos prós e contras de cada alteração.
Outro factor essencial no tuning é o sentido de estetica. Sem ele qualquer alteração que não incida sobre componentes não visivel levará a piorar o aspecto do carro. É por isso que muitas vezes (há quem diga que até na maior parte dos casos) os carros alterados são feios e só mesmo o dono consegue ver ali algo de bonito.
Para se ter um projecto tuning coerente, a ordem das alterações e a prioridade que se dá a cada componente é também importante. Qualquer projecto tuning têm muito trabalho envolvido mas deve ser dada prioridade aos componentes que são essenciais para melhorar qualquer carro, quer na componente dinâmica como estética. Sugere-se por isso sempre começar pela suspensão, travões e jantes+pneus.
Tuning sem conhecimento, sem sentido de estética e sem prioridades= Xuning
Muitas vezes também se associa ou pensa que o Xuning é característico apenas de Portugal. Isso não é verdade, mesmo nos países conotados muitas vezes com a melhor qualidade de tuning se vê um pouco de tudo e conseguem-se identificar até muitos mais casos piores do que os que vemos nas nossas estradas.
Embora não seja muito do meu agrado mostram-se de seguida alguns exemplos extremos do que se pode considerar por Xuning:
A comunicação social refere-se ao tuning muitas vezes como tunning. Para além do esforço que alguns adeptos têm em diferenciar o tuning do street-racing, ainda é preciso insistir para que escrevam bem a palavra. Esse esforço tem tido alguns resultados, contudo ainda muita gente escreve mal.
Se gosta de TUNING então aprenda a escrever e a designar o tuning correctamente.
Xuning
Esta palavra sim, inventada é a junção de 'chunga' com 'tuning'. O Xuning é vulgarmente usado para a referência a todas as aberrações e falta de gosto nos carros modificados. O tuning para ser bem feito, (como em muitas outras coisas na vida) obriga a um conhecimento sobre como funcionam determinados componentes dos carros.
•Para que serve a suspensão e como cada componente influência o comportamento do carro?
•O que significam as marcas laterais dos pneus?
•Que componentes do sistema de travagem podem ser melhorados?
•O peso das jantes que influência tem no comportamento do carro?
•Que leis existem em vigor que permitem circular sem problemas?
•Estarei a preservar a segurança fazendo algumas alterações?
Obviamente que nem todos os adeptos do tuning ou os que se dizem adeptos estão preparados para responder a estas questões correctamente! Uma preparação bem feita ou um tuning bem feito obriga a um conhecimento mínimo dos prós e contras de cada alteração.
Outro factor essencial no tuning é o sentido de estetica. Sem ele qualquer alteração que não incida sobre componentes não visivel levará a piorar o aspecto do carro. É por isso que muitas vezes (há quem diga que até na maior parte dos casos) os carros alterados são feios e só mesmo o dono consegue ver ali algo de bonito.
Para se ter um projecto tuning coerente, a ordem das alterações e a prioridade que se dá a cada componente é também importante. Qualquer projecto tuning têm muito trabalho envolvido mas deve ser dada prioridade aos componentes que são essenciais para melhorar qualquer carro, quer na componente dinâmica como estética. Sugere-se por isso sempre começar pela suspensão, travões e jantes+pneus.
Tuning sem conhecimento, sem sentido de estética e sem prioridades= Xuning
Muitas vezes também se associa ou pensa que o Xuning é característico apenas de Portugal. Isso não é verdade, mesmo nos países conotados muitas vezes com a melhor qualidade de tuning se vê um pouco de tudo e conseguem-se identificar até muitos mais casos piores do que os que vemos nas nossas estradas.
Embora não seja muito do meu agrado mostram-se de seguida alguns exemplos extremos do que se pode considerar por Xuning:
Também se pode pensar que por vezes poderá ser a falta de orçamento para as alterações que leva a que se estraguem os carros com alterações sem qualquer sentido. Isso não é verdade!
Para saber mais sobre o tuning sugere-se uma visita a cada uma das secções que se apresentam no menu lateral e uma leitura cuidada.
0 comentários:
Postar um comentário