segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tudo sobre "Rodas" ou "Jantes"

A troca de jantes é uma das alterações mais habituais feitas pelos adeptos do tuning. Algumas das razões para se trocar de jantes são:


•As jantes originais tem um diâmetro modesto.
•Gosta mais do design ou aspecto de outra jante.
•O seu carro não traz jantes em liga leve.
•Quer melhorar o comportamento e as performances do carro.
•Quer melhorar o aspecto do seu carro.
•Mudar para um pneu de melhores performances e com melhor preço.


A escolha de outras jantes para o seu automóvel, não deve ser feita ao acaso. Um dos factores que vai pesar na balança é o preço. Mas se puder mudar o diâmetro da jante, e consequentemente comprar novos pneus, o seu carro vai melhorar bastante tanto a nível estético como em comportamento. Se o seu carro usa 185/60 R14 com jantes 6.5x14'', trocando as jantes por umas 7x15'' e os pneus por 195/50 R15 vai poder montar uns pneus desportivos a um preço mais acessível e o carro depois vai parecer outro, quando chegar às curvas, vai dar por bem empregue o dinheiro. Hoje em dia ha uma grande variedade de marcas de jantes, com designs, pesos e diâmetros dos mais variados. Os acabamentos também têm vindo a diversificar-se, dando várias hipoteses de escolha. Para o ajudar na escolha das jantes descrevem-se de seguida alguns aspectos a ter em conta e que podem condicionar essa escolha.


Jantes de liga leve


As jantes de liga leve usadas nos automóveis são compostas por cerca de 80% de alumínio e os restantes 20% são compostos por metais tais como cobre ou o magnésio. As jantes de liga leve proporcionam uma redução de peso considerável comparativamente às de aço e uma rigidez maior. Na competição usam-se muitas vezes jantes em magnésio ou titânio que chegam a ser 50% mais leves, só que estas têm um preço muito maior. Por outro lado, as jantes em liga leve têm um aspecto muito mais agradável e realçam as linhas do automóvel.

A redução do peso tem influência no comportamento do carro. As acelerações, as travagens e o comportamento em curva melhoram com a redução dos pesos não suportados pela suspensão. Quanto menor for esse peso melhor será o comportamento e as performances do carro. Outra das vantagens das jantes em liga leve é que melhoram o arrefecimento dos travões pois os metais de que são feitas são bons condutores do calor e assim proporcionam uma transferênca de calor melhor, não ficam tão sujeitos à perda de eficácia devido ao calor excessivo. O seu desenho também pode ser optimizado para favorecer o arrefecimento dos travões. Hoje em há também uma tendência para ter em consideração o peso da jante. Existem modelos que comparativamente a outros na mesma medida, chegam a pesar metade.


Jantes forjadas


A maioria das jantes são construidas por injecção de alumínio ou da liga num determinado molde. As jantes forjadas, ao contrario, são construidas a partir de blocos de alumínio prensados com cargas acima das dezenas de toneladas. Depois estes blocos são torneados de acordo com o design da jante. A grande vantágem é o menor peso e a maior resistência.


Jantes multi-peça


Há vários modelos de jantes constituidos por mais do que uma peça. Essas jantes são normalmente designadas por bi-partidas ou tri-partidas conforme sejam constituidas por 2 ou 3 peças diferentes. Um exemplo disso é o modelo BBS LM mostrado mais à frente nesta página.


Medidas das jantes


Duas medidas determinam o tamanho de uma jante e são elas o diâmetro e a largura da jante. Estas medidas são expressas em polegadas. Algumas das medidas mais usuais são 5,5x13'', 6x14'', 7x15'', 7,5x16'', 8x17'', etc. É possível também encontrar jantes com várias larguras para o mesmo diâmetro. É necessário ter em atenção que quanto maior for o diâmetro da jante, normalmente esta também vai pesar mais o que afecta as performances do carro em algumas situações. O preço também aumenta de forma drástica.


Furação


Ao trocar de jantes é necessário ter em atenção qual o nº de furos da jante que o seu automóvel usa. Embora seja óbvio, já aconteceu a algumas pessoas não conseguirem montar as jantes devido ao nº de furos ser diferente. Por vezes o mesmo modelo de automóvel usa jantes com nº de furos diferentes. Ex. o VW Golf III 1.6 tem jantes de 4 furos, enquanto que o VW Golf III 1.8 GTI tem jantes de 5 furos.



PCD


Depois de se saber o nº de furos, é necessário saber o PCD (pinch circle diameter). Esta é a medida de um círculo imaginário que passe pelo centro de cada furo. Esta medida é expressa em mm. É necessário saber qual é esta medida antes de se trocar de jantes, ou mais uma vez elas não servirão para o seu carro. Normalmente quando pretender comprar as jantes, dizendo a marca do carro a que se destinam, sabem qual é esta medida. Por exemplo, para um Peugeot, esta medida é 108mm, para um Volkswagem é 100mm.


Offset, Inset [ET]

O offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção traseira.


Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.





PCD

Depois de se saber o nº de furos, é necessário saber o PCD (pinch circle diameter). Esta é a medida de um círculo imaginário que passe pelo centro de cada furo. Esta medida é expressa em mm. É necessário saber qual é esta medida antes de se trocar de jantes, ou mais uma vez elas não servirão para o seu carro. Normalmente quando pretender comprar as jantes, dizendo a marca do carro a que se destinam, sabem qual é esta medida. Por exemplo, para um Peugeot, esta medida é 108mm, para um Volkswagem é 100mm.





Conceito "plus"

Aumentando o diâmetro e a largura da jante e usando um pneu de perfil mais baixo, mantendo o diâmetro total da roda, é uma das formas de se melhorar o comportamento de um carro e a sua aparência. O comportamento sai melhorado porque a superfície de contacto com a estrada é aumentada e o perfil do pneu (mais baixo) é mais rígido, o que dá maior estabilidade em curva e melhora resposta do volante. Quando se troca a jante por uma de maior diâmetro, normalmente também se tem acesso a pneus mais desportivos. Basicamente, este conceito consiste em sempre que se adiciona 1 polegada ao diâmetro da jante, adicionam-se 10mm à largura do pneu e subtrai-se 10% ao aspect ratio do pneu. Assim, desta forma mantém-se o diâmetro exterior praticamente igual sem levar a erros do conta-kilometros. Chama-se plus one quando se aumenta 1 polegada ao diâmetro da jante, plus two quando se aumentam 2, etc. Quanto menor for o aspect ratio de um pneu, menos tendência tem o pneu para rodar em curva sobre si próprio, logo o comportamento do carro em curva vai melhorar bastante, conseguindo curvar a mais velocidade. Por outro lado, com com uma superfície de contacto maior, o seu carro vai travar melhor e ter um poder de tracção melhor.





Centro da jante

Numa jante de série, o furo central encaixa perfeitamente no carro. No entanto, fabricantes de automóveis e de jantes não usam uma medida standard, de modo que nem todas as jantes se adaptam perfeitamente a qualquer carro. Uma jante de um Renault pode ser colocada num Volkswagem, embora o furo da jante fique com uma certa folga e não se adapta correctamente ao eixo. Se rodar com um carro nestas condições, vai notar vibrações do volante a partir de certas velocidades. Pelo contrário, uma jante de um Volkswagen já não serve para um Renault. Para não ter problemas deste tipo, é necessário ter em atenção ao trocar as jantes e verificar se o centro se adapta ao carro, e caso isso não aconteça, é necessário colocar uns adaptadores para que o encaixe seja perfeito e não provoque vibrações ao circular a velocidades da ordem, dos 110km/h. Normalmente estes adaptadores estão disponíveis no local onde comprar as jantes.


Erros conta-quilómetros


Para evitar os erros de conta-quilómetros deve manter o diâmetro total do conjunto jante+pneu o mais parecido com o de origem, e as diferenças devem ser mínimas. Se as diferenças forem grandes, o conta-quilómetros vai dar indicações erradas, o consumo de combustível pode-se alterar, porque quando o conjunto motor + caixa de velocidades foi desenvolvido, teve em consideração o diâmetro exterior da roda.


Espaçadores


Os espaçadores são uma espécie de "bolacha" metálica que se coloca entre a jante e os discos do carro, e servem para modificar o offset da jante. São usados na maior parte das vezes para aumentar a largura das vias, o que se traduz numa melhoria do comportamento do carro em curva, assim como para diminuir o espaço entre a face da jante e o guarda-lamas.


Estilo e imágem


Que tipo de jante vai colocar? Qual é o aspecto que mais lhe agrada para o seu carro? Mais clássico, mais racing? Existe no mercado uma variedade de marcas de jantes muito grande, cada uma com vários modelos disponíveis. A escolha é sempre difícil. Em termos de tuning, existem várias tendências diferentes na Europa. Na Alemanha há a tendência de colocar jantes de 13 e 14'' nos carros, mas bastante largas (de 8'' a 10''). Na Inglaterra a tendência é para os grandes diâmetros e não é raro ver carros com jantes de 19''. Na França o normal são as 17'' na maioria dos carros, inclusive nos Renaults Twingo! O melhor é não ir para os extremos e ter em conta que é necessário adquirir pneus para a jante, e esses também custam bastante à medida que o perfil diminui e o diâmetro aumenta. Por outro lado as nossas estradas não permitem que se ande com pneus de perfil muito baixo! Tente sempre escolher uma jante homologada pela TUV. É sempre uma garantia da qualidade das mesmas, mesmo não sendo reconhecido em Portugal esse selo. Verifique se é possível adquirir uma jante igual em caso de vir a ter problemas com uma. Na escolha da jante tente ser original e tenha em conta que algumas jantes passado algum tempo passam de moda como aconteceu por exemplo com as jantes de 3 raios. Pode sempre dar um acabamento diferente às jantes. Pode croma-las, polir ou mesmo pinta-las de uma cor diferente






Homologação das jantes

A alteração do diâmetro das jantes obriga a homologar a nova medida do pneu para essa jante. Deverá verificar se a medida que pretende colocar consta no livrete do automóvel. Se o carro foi à IPO com uma medida bem calculada mas que não conste no livrete leva uma anotação e não reprova por causa disso. Mas o facto de ela não constar no livrete é susceptível de ser alvo de uma multa da polícia. Assim, é necessário proceder à homologação dos novos pneus para podermos circular à vontade nas estradas.

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