quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os Filtros E Seus Cuidados

Para garantir a alta performance dos motores atuais, precisamos manter o combustível, lubrificante, água e ar livres de impurezas.

Esse é realmente um problema sério nos motores, estamos falando dos "contaminantes". Os contaminantes são todas aquelas partículas de impurezas que podem ser encontradas nos combustíveis, no óleo, no ar ou na água que acabam sendo usados pelos motores de um jeito ou de outro. Elas vão agir como uma lixa, aumentando o desgaste normal das partes móveis e reduzindo a vida útil do motor.

Não podemos esquecer que os acúmulos podem acontecer, e com ele simplesmente entupir tubos e bicos injetores, acabam também diminuindo o fluxo dos líquidos, consequentemente causando perda de potência, provocando superaquecimento e por muitas vezes também impedindo o funcionamento correto do motor.

Os combustíveis e os óleos lubrificantes e hidráulicos são fornecidos livres de impurezas pelas refinarias ( pelo menos existe um controle e órgãos que afirmam isso ), mas podem ser contaminados durante o transporte, armazenamento ou ( geralmente quando acontece ) quando você abastece o seu veículo.
Não podemos esquecer também que o próprio motor acaba produzindo sua própria cota de impurezas.

Para poder combater as impurezas ( podemos chamar elas de inimigo número um dos motores ) é que foram inventados os filtros. Eles evitam que essas partículas de impurezas contaminem o óleo, o combustível ou o ar. É o filtro que garante a pureza do óleo, ar, combustível. Podemos citar como exemplo o filtro de ar, que retêm grande parte de toda sujeira, incluindo aquelas partículas que não conseguimos enxergar a olho nu. Na parte do óleo, podemos dizer que sem a adequada lubrificação do motor, o calor gerado pela queima do combustível e pelo atrito das partes metálicas em movimento vai, literalmente, derreter o motor.

Por problemas como esses, é que devemos ficar de olho nos filtros, falando do filtro de óleo ele possui uma válvula de alívio, que garante que o óleo passe, mesmo quando o filtro já está saturado por impurezas e os "contaminantes", não filtrando quantidade necessária. Isso evita que o motor trabalhe sem lubrificação.

Mas é bom ficar bem esperto, não podemos esquecer que este óleo vai carregar cada vez mais sujeira para dentro do motor, provocando desgaste prematuro das peças. Quando chegamos nesse estágio, podemos ter certeza que o prazo para a troca do filtro ficou lá para trás, e o motor não está longe de acompanhar. Então, para evitarmos que isso aconteça, com todas as suas desagradáveis conseqüências, é bom não esquecer de trocar os filtros, cole sempre no canto superior do vidro , as informações de kilometragem que foi feita a troca de óleo e do filtro, quando deve acontecer a próxima troca, e o mesmo se aplica ao filtro de combustível. O filtro de ar dá para ir no olho nu mesmo.

Para os motores diesel, o sistema mais recomendado é o de dois filtros. Nele, o combustível, ao sair do tanque, passa pelo filtro primário, onde a maior parte da sujeira sólida assim como pequenas quantidades de água são retiradas. A seguir a bomba de transferência envia esse combustível para o filtro secundário, que remove a sujeira restante. O combustível, então, está limpo e pronto para ser usado pelo motor.

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