quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Matéria : De Olho Nos Manômetros

Muitos gostam, outros acham exagero, agora uma coisa é certa... "DE OLHO NELES"

Os relógios são definitivamente nossos amigos inseparáveis, sem eles seria impossível acertar um carro, ou saber se está tudo bem no cofre. Uma coisa é certa, tem gente que lota o carro com cinco ou seis relógios, agora duvido se consegue ( ou sabe ) ler todas essas informações na hora do vamos ver...
É impossível, no máximo olha-se um ou no máximo dois relógios, mas vamos deixar esse assunto de lado, e vamos falar sobre os relógios que como falamos anteriormente é capaz de dizer quando o motor tem algum problema.

- PRESSÃO DE ÓLEO :
Acusa oscilações na pressão do óleo, algumas dessas variações ( pode se ver a pressão normal no manual do proprietário ) indicam vazamentos do óleo, alteração da viscosidade do óleo ( mais grosso ou mais fino ), ou como acontece na maioria das vezes, a falta.

- PRESSÃO DO AR :
Funciona apenas em veículos com suspensão a ar, sua função é essa mesmo, mostrar a pressão que está sendo usada pelo compressor ( tanto para subir, como para baixar o carro ).

- MANOVACUÔMETRO :
Desempenha ao mesmo tempo, as funções de vacuômetro ( quando você tira o pé do acelerador e fecha a borboleta, voltando o fluxo de ar ) e a função do relógio de pressão de turbo que verifica a pressão do turbo que está sendo utilizada ao motor.

- PRESSÃO DO NITRO :
Exibe a pressão que o tanque ( ou cilindro, ou reservatório ) de nitro está utilizando para injetar ( gás ) que mistura com o combustível, indo para o cilindro. Agora, não confunda esse com o relógio que o pessoal tem instalado na boca do cilindro, aquele mede o tanto que ainda tem de nitro no cilindro.

- PRESSÃO DO TURBO :
Esse creio que todos saibam como funciona, mas para o pessoal novo, vamos explicar, esse relógio é quem mede a pressão do turbo ( a que vai para dentro do motor ). Essa informação é bem importante para o pessoal, pois com ela, o motorista pode avaliar o desempenho de sua turbina, podendo identificar vazamentos no sistema.

- TEMPERATURA DO ÓLEO :
Aponta a temperatura do óleo, com o motor em funcionamento, com ele é possível definir a melhor hora de acelerar, pois se a temperatura do óleo está baixa, não é aconselhável sair pisando forte, e já no oposto ( temperaturas elevadas ) o óleo acaba perdendo sua eficiência de lubrificação.

- VOLTÍMETRO :
Mostra em volts, a tensão da rede elétrica do carro, alertando sobre problemas com o alternador e orientando sobre o funcionamento da bateria.

- PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL :
Indica a pressão de combustível na linha ( indo para o carburador ou para a I.E ), com ele é possível identificar possíveis problemas na linha de combustível, como falta, vazamentos, ou até mesmo falhas na bomba de combustível.

- VACUÔMETRO :
Esse seria o melhor sistema até hoje para o pessoal que pensa na economia de combustível, pois ele orienta a melhor maneira ( econômica ) de dirigir, ele lê o RPM e a posição da borboleta ( carburador ou da I.E. ). Os valores em proporções equilibradas significam economia de combustível.

- CONTAGIROS :
Ele indica o número de voltas que o virabrequim do motor faz em um minuto ( RPM ou Rotações Por Minuto ). Sempre respeite as faixas para as trocas de marchas ( pode consultar a melhor do seu carro no manual de proprietário ). Alguns conta-giros tem o famoso "Shift-Light" é uma luz que pré-programada acende quando o motor atinge "X" RPM.

- AMPERÍMETRO :
Mede em ampéres, se a bateria esta sendo carregada pelo alternador ( o ponteiro pende para a direita ) ou descarregada, pelos aparelhos que estão instalados no carro ( ponteiro pende para a esquerda ). Esse relógio é essencial para quem gosta de investir pesado em aparelhos eletrônicos para o carro ( som, DVD ).

- HALLMETER :
Esse podemos dizer que junto com a pressão de turbo, são os dois mais importantes relógios que se deve ter no carro preparado. Com as informações geradas no hallmeter ( informações essas fornecidas pela sonda lambda ), podemos monitorar a mistura ar/combustível. Quando se pisa no acelerador, o hallmeter deve estar no verde ( mistura rica ), e quando tira o pé geralmente ele oscila entre o vermelho e o amarelo ( pobre/ideal ). Se o hallmeter ficar sempre no vermelho ( pobre ), é melhor não pisar no carro, e levar ele para o seu mecânico de confiança.

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