segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Introdução As Principais Peças Internas Do Motor

Mais uma vez na frente, a CDR vai apresentar para vocês de forma bem específica as principais peças INTERNAS de um motor, assim como suas funções, essa matéria na verdade é uma introdução que temos que fazer, para poder começar a falar de outro assunto bem interessante "Lubrificação".

Essa parte de lubrificação realmente é importante, com ela não pode existir a palavra " Dá pra rodar ", ou roda, ou não roda, então que tal você entrar nesse mundo e ficar por dentro de tudo ??

Está pronto para aprender tudo o que tem direito ?Então vamos nessa...

Lógico que como nós sempre gostamos de fazer antes de mais nada, vamos a uma introdução básica.

Todo motor serve para transformar energia em movimento. Se ele for de combustão interna (à gasolina, álcool ou óleo diesel), a energia que gera movimento vem da queima do combustível. Ou seja, ele transforma energia térmica em mecânica. Ao compreender o funcionamento da fonte de energia de um veículo, fica mais fácil perceber a importância dos anéis de pistão e o que você deve fazer para obter vida longa do motor e de seu carro.
Veja a seguir os principais componentes do motor.

Móveis :São biela, pistão, eixo de manivelas, árvore de comando das válvulas e válvulas.
- A biela é um componente que liga o pistão ao eixo de manivelas.
- O pistão é uma peça em liga de alumínio que sobe e desce dentro do cilindro, para transmitir à biela a força da queima do combustível. Que vai fazer girar o eixo de manivelas.
- Eixo de manivelas, também chamado de árvore de manivelas ou virabrequim, é a peça que recebe ao mesmo tempo toda a energia gerada pelos pistões (através das bielas) e a concentra num só movimento.
- Árvore de comando das válvulas ou árvore de distribuição é acionada pelo eixo de manivelas, através da correia dentada, engrenagem ou corrente, para abrir a válvulas de admissão e de escapamento cada vez que isso é necessário.
- Válvulas de admissão são abertas para que a mistura ar/combustível entre no cilindro, e as de escape para que os gases queimados saiam.
Bombas:De óleo ou de água. As de óleo, como o nome sugere, bombeiam o óleo do carter para os diversos pontos que precisam de lubrificação. E as de água fazem o precioso líquido circular entre o motor e o radiador par esfriar (ou arrefecer se você preferir) o motor.
Estacionários :São o bloco, o carter e o cabeçote.
- O bloco é a parte maior do motor propriamente dito. Contém os cilindros onde trabalham os pistões; galerias para a circulação de água (para o resfriamento) e de óleo (para lubrificação); e também os alojamentos para a árvore de manivelas.
- O Carter é a parte inferior do bloco, onde se deposita o óleo para a lubrificação dos componentes móveis do motor.
- O cabeçote é uma espécie de tampa que tem furos com roscas para a instalação das velas de ignição ou bicos injetores.
Mancais :Oferecem firme apoio aos eixos em rotação e peças móveis do motor, proporcionando o mínimo desgaste durante o movimento.
Anéis de Pistão :O pistão se move de cima para baixo enquanto uma mistura de ar e combustível vaporizado entra no cilindro, sugada pelo vácuo criado dentro dele pelo deslocamento do pistão. O eixo de manivelas efetua meia volta. Fecha-se a válvula de admissão. O pistão volta para cima e vai comprimindo a mistura ar/combustível. O eixo de manivelas executa mais meia volta, completando um giro. Os motores diesel também funcionam dessa forma, porém somente o ar puro é admitido no primeiro tempo. Depois de comprimido, ele se aquece o suficiente para inflamar o óleo diesel pulverizado no interior da câmara de combustão, sem necessidade de provocar faíscas

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