terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tudo sobre suspensão a ar


Esse conceito de suspensão embora seja de longa data conhecido e muito usado na Europa e Estados Unidos, encontra-se somente agora em fase de grande expansão no Brasil.

As vantagens apresentadas são amplas e justificam o valor do investimento inicial.

A vantagem que inicialmente mais desperta a atenção de quem se interessa por um sistema de suspensão a ar, é da absorção dos impactos da rodovia e por conseqüência a não transferência dos mesmos ao veículo e a carga transportada.

Porém uma série de outras vantagens e benefícios são facilmente identificadas:

Uma vez que a distribuição da carga sobre os eixos e por conseqüência aos jogos de pneus é feita por igual, existe uma extensão considerável da vida útil dos freios e pneus.

Hoje uma boa parte dos caminhões dispõe de uma série de equipamentos eletrônicos tais como: rastreadores de satélite, GPS, computadores de bordo, freios ABS, ar condicionado, carrocerias térmicas ou frigoríficas... A suspensão a ar trabalha nesses casos como substancial proteção desses equipamentos.

Os caminhões e semi-reboques tanque para transporte de líquidos ou gazes - quando com suspensão mecânica de molas - passam por severas torções no quadro do chassi, que por conseqüência provocam a torção do respectivo tanque, fazendo com que as soldas e estrutura do tanque se rompam com bastante freqüência.

A suspensão a ar, mantém o quadro do chassi na maior parte do tempo sempre nivelado, fazendo com que essas torções sejam minimizadas, evitando os constantes reparos do tanque.

Outra grande vantagem é a total ausência de lubrificação.

A segurança e estabilidade propiciada por um sistema de suspensão a ar são outros fatores de relevante importância.

Por possuir na maioria dos casos um peso inferior a uma suspensão de molas, um conjunto de suspensão a ar propicia outra substancial vantagem - que na maioria dos casos se torna um fator decisivo para sua compra - pois possibilita o aumento da carga útil transportada, devido à redução da tara em um semi-reboque de 03 eixos.

É cada vez maior o número de embarcadores que exigem que suas cargas e produtos sejam só transportados por veículos equipados com suspensão a ar, pois tem eles a certeza que seus produtos chegarão ao destino sem os danos que freqüentemente ocorrem quando transportadas em veículos com suspensão convencional de molas.

Frotistas com suspensão a ar em seus veículos oferecem um diferencial bastante significativo ao dono da carga.

Hoje em dia, cargas sensíveis tais como computadores, eletrônicos , equipamento de telefonia, eletrodomésticos, móveis, vidros, roupas, animais vivos, alimentos, bebidas, flores, enlatados, etc.... são cada vez mais transportadas em veículos equipados com suspensão a ar.

Porém um sistema de suspensão a ar não é restrito somente a esse tipo de carga.

Contrariando o que, para muitos pode parecer que uma suspensão a ar só se destina a esse tipo de transporte ou carga, muitos dos semi-reboques prancha do tipo “carrega-tudo” e graneleiros já estão se utilizando das vantagens de um sistema de suspensão a ar.

Com toda a certeza, também no Brasil, as suspensões a ar conquistarão o seu espaço no mercado de transporte de cargas, tornando-se como na Europa e nos Estados Unidos um equipamento “standard” para a maioria dos caminhões e semi-reboques.

0 comentários:

Postar um comentário