segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Xenon




O que é Xenon ?
O Xenon (ou Xenônio) é um dos gases nobres da Classificação
Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0). É inodoro, incolor, encontrado como traço na atmosfera terrestre, e faz parte do primeiro composto de gás nobre sintetizado. O xenônio (do grego que significa "estranho") foi descoberto por William Ramsay e Morris Travers em 1898 nos residuos resultantes da evaporação dos componentes do ar líquido. O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

O que é Xenon ? O Xenon (ou Xenônio) é um dos gases nobres da Classificação Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0). É inodoro, incolor, encontrado como traço na atmosfera terrestre, e faz parte do primeiro composto de gás nobre sintetizado. O xenônio (do grego que significa "estranho") foi descoberto por William Ramsay e Morris Travers em 1898 nos residuos resultantes da evaporação dos componentes do ar líquido. O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

Qual a vantagem do Kit Xenon nos faróis ?

Primeiramente a SEGURANÇA. Elas emitem uma luz que variam entre o branco e o roxo. Quanto mais clara, melhor visão proporciona, gerando segurança para quem dirige e fica melhor visível para outros motoristas. Por emitir uma luz viva e brilhante, proporciona maior beleza aos conjuntos ópticos dos faróis. E obviamente valoriza e aumenta o valor venal do veículo, por se tratar de um acessório de excelente custo x benefício.


Do que é composto um kit para farol de luz xenon ?

O kit é geralmente composto de 2 lâmpadas de descarga de gás, 2 reatores, 2 starts (que pode vir conjugado com o reator em alguns casos), um chicote de ligação, 1 relê de proteção e 1 fusível. O kit ainda deve acompanhar manual de instalação, certificado de garantia, número de série do fabricante e NOTA FISCAL, garantindo a procedência e qualidade do produto.


O que é "temperatura de cor" ?

Toda lâmpada, seja ela halógena, fluorescente ou Xenon, emite luz onde cada versão varia conforme a cor. Estas tonalidades de cores são medidas através de "kélvins" ou "k". O tom mais claro, semelhante a luz do dia, giram em torno de 6000k. Quanto menor, mas vai para do amarelo ao vermelho. Quanto maior, vai do azulado ao roxo. As lâmpadas halógenas comuns geram torno de 2800k a 3500k (amarelada) e as de Xenon, variam entre 6000k e 12000k.


O que são "Lumens" ?

O termo "lumens" vem de "luminosidade". É a medida que especifica a claridade das luzes emitidas pelas lâmpadas. Na escala de tons, quanto mais claro, mais puxado para o branco. No ápice de luminosidade, 6000k (kélvins) é o branco mais puro encontrado. Acima de 6000k, perde-se cerca de 15 a 20% em relação ao branco, já na faixa do tom azulado ao roxo. Abaixo de 3500k, no caso das lâmpadas halógenas comuns, perdem em torno de 50 a 60% em relação ao branco.


O uso do Kit Xenon é proibido ?

Segundo as legislações vigentes no Brasil, os kits entre 6000k e 8000k são permitidas, tanto na cidade quanto na estrada. Quanto aos kits de 10000k e 12000k são de uso restritos, "fora-de-estrada" ou para carros em exposição. Como na maioria das cidades européias, americanas e japonesas, o uso dos kits entre 10000 e 12000k tem se tornado freqüentes, as leis daqueles países tem sofrido mudanças recentes visando a regulamentação e regularização dos kits existentes. O uso de kits Xenon de 10000k e de 12000k no Brasil, podem ser regulamentadas em breve, visando critérios de segurança aos seus motoristas. Um fato importante é ter sempre a mão, junto ao documento do veículo, A NOTA FISCAL DO PRODUTO ADQUIRIDO. Nossos kits são enviados com certificado de garantia, procedência e NOTA FISCAL.

Para cada veículo tem um modelo de lâmpada ?

Hoje, cerca de 60% dos veículos no Brasil utilizam lâmpada modelo H4. Esta lâmpada tem 2 filamentos internos que fazem os faróis alto e baixo. Já os outros 40% utilizam lâmpadas para os faróis alto e baixo separadamente. Modelos como o Gol, Celta e Fox, por exemplo, utilizam lâmpadas H4. Já modelos como Vectra, Astra, Novo Corsa, Ka, etc, utilizam 2 lâmpadas para os faróis baixos e 2 para os faróis altos separadamente. Se tiver dúvidas em relação ao modelo específico para seu veículo, consulte-nos através das perguntas no site.
CONSULTE A TABELA DE APLICAÇÃO


Lâmpadas para farol alto e baixo separadamente. Qual utilizar ?

Em casos de lâmpadas de faróis alto e baixo independentes, caso você queira instalar apenas 1 kit xenon, recomendamos que o adquira de preferência para o farol baixo, onde geralmente ele fica aceso pelo menos 80% do tempo de utilização. Caso prefira, pode adquirir 1 kit adicional para os faróis altos e ainda para os auxiliares
(ou faróis de milha).

E seu meu carro utiliza lâmpadas modelo H4 ?

Nos casos de lâmpadas modelo H4, o kit Bi-Xenon é dotado da lâmpada com duas luzes de faróis independentes. Por este motivo, ela fica cerca de 35% mais caro que o kit para lâmpadas de faróis alto e baixo separados.

É verdade que o Kit Xenon consome menos bateria ?

É verdade sim !! O kit Xenon consome cerca de 35w, enquanto as lâmpadas halógenas consomem de 60 a 100w de potência. Ou seja muito mais luminosidade, consumindo até 3 vezes menos !!


É verdade que o Kit Xenon danificam os faróis ?

Isto é uma lenda !! Apesar da grande quantidade de luz produzida e de seu extenso brilho, elas emitem a chamada "luz fria", ou seja, por trabalhar com consumo de apenas 35w e emitir luzes que variam do branco ao azul (e roxo), sua luminosidade é de baixa temperatura, o que não danifica os defletores e lentes dos faróis, mesmo os de acrílico (policarbonato).

0 comentários:

Postar um comentário