Sem dúvida que é uma das facetas mais populares do tuning, é a que mais impacto causa. As alterações estéticas e aerodinâmicas da carroçaria, denominadas habitualmente como styling ou carstyling, mas que se enquadram também no tuning como actividade, podem ir de alterações bastante simples até transfigurações completas do automóvel, como é habitual ver em muitos casos. Os mais radicais poderão dizer que não se trata de tuning, por considerarem que a palavra 'tuning' (afinar) não tem aplicação ao nível da carroçaria. Isso não é totalmente correcto porque a aerodinâmica do carro pode ser afinada.
A aerodinâmica tem um papel importante na competição automóvel. As soluções encontradas pelos diversos engenheiros que estudam o comportamento do carro em pista e no tunel de vento levou a que fossem criados dispositivos e apendices que melhoram a velocidade, estabilidade e resistência ao vento de um automóvel. A teoria da aerodinâmica tem origem numa lei fisica conhecida como "princípio de Bernoulli". Basicamente este prinípio diz que quanto maior a velocidade do ar sobre uma superfície, menor será a pressão do mesmo e vice-versa. As asas de um avião baseiam-se neste princípio, com a parte de cima curva e a de baixo plana. Quando o avião ganha velocidade, a pressão sobre a asa é menor do que sob ela, provocando o fenomeno que levanta o avião para cima. Nos automóveis pretende-se a sustentação negativa, ou seja colar o carro ao chão. Neste caso os ailerons traseiros conseguem isso.
Os kits de carroçaria são acessórios que se aplicam nos carros e que permitem alterar o aspecto do carro, normalmente tornando-o mais desportivo e com benefícios ao nível da aerodinâmica. Existem kits de carroçaria que são estudados convenientemente para dar ao carro melhor comportamento a altas velocidades e existem também kits cujo objectivo é melhorar ou alterar o aspecto de um carro.
Para além dos componentes de kits de carroçarias, há quem faça ainda transformações completas na carroçaria, com alterações em praticamente todos os painéis do carro, deixando o carro com um design muito diferente do de origem.
Os principais componentes de um kit de carroçaria são os spoilers, os pára-choques completos, as embaladeiras, ailerons e grelhas frontais. O orçamendo para determinada alteração define também o que pode ser feito ao nível da estética. Existem também componentes feitos para um modelo de carro específico, mas existem também muitos componentes universais, que podem ser adaptados a diversos carros, como por exemplo as embaladeiras.
Muitas preparações ao nível da estética, são feitas adaptando kits de alargamento, em que a largura do carro é alterada, tornando-o mais agressivo, permitindo também a aplicação de jantes de uma largura muito maior. Estes kits normalmente necessitam de muitas outras alterações ao nível das vias, portas, painéis laterais, cavas de rodas, etc. Estas preparações são apenas aconselhadas para preparadores profissionais.
Os materiais usados para o fabrico de componentes para kits de carroçaria podem ser os mais variados. O preço de determinado componente pode estar muito relacionado com o material com que é feito.
A fibra de vidro é certamente o mais popular, pelo seu baixo custo e pela facilidade do fabrico em série. A facilidade de alteração é também uma das vantagens da fibra de vidro. Entre as desvantagens podemos identificar a qualidade e dificuldade de adaptar à carroçaria e a facilidade com que se danifica.
O plástico PU-RIM é usado em kits de carroçaria por fabricantes mais conceituados. Os componentes feitos com este material são moldados da mesma forma que os componentes de série e não apresentam normalmente problemas de montagem. O grande inconveniente deste material é o preço, normalmente quando se compara com produtos feitos em fibra de vidro. Os componentes feitos em plástico apresentam também uma resistência a pequenos choques, tal como os componentes de origem.
Duraflex ou fibro-plastico é uma combinação de fibra com plástico e algumas resinas, resultando no melhor dos dois mundos.
Fibra de carbono: é um material bastante caro e difícil de trabalhar. A grande vantagem é a resistência e o peso dos materiais. O aspecto da fibra de carbono é cada vez mais popular também porque é usado bastante ao nível da competição.
A aerodinâmica tem um papel importante na competição automóvel. As soluções encontradas pelos diversos engenheiros que estudam o comportamento do carro em pista e no tunel de vento levou a que fossem criados dispositivos e apendices que melhoram a velocidade, estabilidade e resistência ao vento de um automóvel. A teoria da aerodinâmica tem origem numa lei fisica conhecida como "princípio de Bernoulli". Basicamente este prinípio diz que quanto maior a velocidade do ar sobre uma superfície, menor será a pressão do mesmo e vice-versa. As asas de um avião baseiam-se neste princípio, com a parte de cima curva e a de baixo plana. Quando o avião ganha velocidade, a pressão sobre a asa é menor do que sob ela, provocando o fenomeno que levanta o avião para cima. Nos automóveis pretende-se a sustentação negativa, ou seja colar o carro ao chão. Neste caso os ailerons traseiros conseguem isso.
Os kits de carroçaria são acessórios que se aplicam nos carros e que permitem alterar o aspecto do carro, normalmente tornando-o mais desportivo e com benefícios ao nível da aerodinâmica. Existem kits de carroçaria que são estudados convenientemente para dar ao carro melhor comportamento a altas velocidades e existem também kits cujo objectivo é melhorar ou alterar o aspecto de um carro.
Para além dos componentes de kits de carroçarias, há quem faça ainda transformações completas na carroçaria, com alterações em praticamente todos os painéis do carro, deixando o carro com um design muito diferente do de origem.
Os principais componentes de um kit de carroçaria são os spoilers, os pára-choques completos, as embaladeiras, ailerons e grelhas frontais. O orçamendo para determinada alteração define também o que pode ser feito ao nível da estética. Existem também componentes feitos para um modelo de carro específico, mas existem também muitos componentes universais, que podem ser adaptados a diversos carros, como por exemplo as embaladeiras.
Muitas preparações ao nível da estética, são feitas adaptando kits de alargamento, em que a largura do carro é alterada, tornando-o mais agressivo, permitindo também a aplicação de jantes de uma largura muito maior. Estes kits normalmente necessitam de muitas outras alterações ao nível das vias, portas, painéis laterais, cavas de rodas, etc. Estas preparações são apenas aconselhadas para preparadores profissionais.
Os materiais usados para o fabrico de componentes para kits de carroçaria podem ser os mais variados. O preço de determinado componente pode estar muito relacionado com o material com que é feito.
A fibra de vidro é certamente o mais popular, pelo seu baixo custo e pela facilidade do fabrico em série. A facilidade de alteração é também uma das vantagens da fibra de vidro. Entre as desvantagens podemos identificar a qualidade e dificuldade de adaptar à carroçaria e a facilidade com que se danifica.
O plástico PU-RIM é usado em kits de carroçaria por fabricantes mais conceituados. Os componentes feitos com este material são moldados da mesma forma que os componentes de série e não apresentam normalmente problemas de montagem. O grande inconveniente deste material é o preço, normalmente quando se compara com produtos feitos em fibra de vidro. Os componentes feitos em plástico apresentam também uma resistência a pequenos choques, tal como os componentes de origem.
Duraflex ou fibro-plastico é uma combinação de fibra com plástico e algumas resinas, resultando no melhor dos dois mundos.
Fibra de carbono: é um material bastante caro e difícil de trabalhar. A grande vantagem é a resistência e o peso dos materiais. O aspecto da fibra de carbono é cada vez mais popular também porque é usado bastante ao nível da competição.
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