quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dicas Para comprar e vender

Saiba comprar e vender bem seu carro usado
O estado do veículo certamente irá influenciar no preço de venda.

Cuidados para comprar

Comprar um carro usado, obviamente, não é a mesma cosia que estar tirando um carro da concessionária, por isso requer um pouco mais de atenção. Antes de mais nada é preciso analisar cuidadosamente a aparência do carro, os pneus, a pintura, para saber se está reluzente é só olhar sob o sol, reparando se não há diferenças de tonalidade, se está áspera ou opaca. Se estiver com dúvidas, faça o teste com o imã, embrulhando numa flanela, você pode descobrir se existe massa plástica na carroceria. Para saber se o carro já passou por serviços de lanternagem, observe se na lataria há ondulações. Fique de olho nas frestas!
Verifique se há espaços entre as porta e as colunas, é só comparar com o outro lado. Se encontrar algo, significa que já foi batida. Não esqueça de olhar o porta-malas. Deve haver uma simetria nos vãos entre os pneus e os pára-lamas, caso não haja, fique esperto pois o carro pode ter caído num buraco profundo, comprometendo a geometria de suspensão. Quando for abrir o capô dianteiro veja se os pára-lamas apresentam emendas de pintura. Se perceber que um dos faróis brilha mais do que o outro, já com sujeira e sem brilho, isso poderá gerar suspeitas de o carro já tenha sofrido uma batida, levando a troca da peça.

Muita atenção também com o vazamento de óleo! Dê uma olhada no cofre do motor, desconfie de propulsores limpos, pois costumam esconder alguma fuga de óleo. Falando dos amortecedores, o ideal seria fazer a checagem correta da vida útil, feita em casas especializadas, mas não deixe de fazer o teste balançando a carroceria para baixo (a oscilação deverá cessar após um ou dois movimentos). Com relação à parte elétrica, não deixe de testar vidros, retrovisores e travas. Se tiver a chance de andar com o carro, preste atenção nos ruídos provenientes do motor, veja se o carro precisa de alinhamento de direção ou balanceamento nas rodas.

Não esqueça dos freios, fique atento a qualquer barulho agudo ou ruído ao frear. Dê uma boa olhada no estado do motor, observando se existe sujeira nos pólos da bateria, veja se as mangueiras do sistema de arrefecimento, que estabiliza a temperatura do motor, estão ressecadas e se a tampa do vaso de expansão apresentam sinais de ferrugem. Quanto aos pneus, dependendo de seu estado, ou ainda, se forem importados, certamente irão influenciar no preço de venda do carro.


Conservação para vender

Cuidar do seu carro não significa superprotegê-lo. Significa apenas ter alguns cuidados que, certamente, na hora de vendê-lo, irão ajuda-lo ou até mesmo valorizá-lo. Separamos algumas dicas que farão seu carro parecer sempre novo. Acompanhe: Carro limpo é sinônimo de carro conservado. Água e sabão neutro caem muito bem! Evite acumular sujeira na carroceria por muito tempo. Aliás, o carro limpo ajuda a manter a pintura em bom estado. Sugerimos que encere o carro a cada dois meses (aproximadamente, vai depender das condições que o carro enfrentar), dando preferência às ceras que contenham silicone.
Não esqueça das revisões: a cada 10.00 km leve o carro a uma autorizada ou numa oficina mecânica. Amortecedores, freios, lubrificantes, alinhamento, não devem ser deixados de lado.
Mantenha a carcaça da bateria sempre limpa, livrando-se da poeira e da umidade. Utilize água destilada (de boa procedência) para completar o nível de solução, nuca deixando ela transbordar, pois contém ácido sulfúrico, altamente corrosivo. Não custa nada dar uma verificada nas correias, se forem detectados trechos desfiados ou se a superfície de contato apresentar polias brilhantes, tudo indica que chegou o momento de trocá-las.

Ao lubrificar as fechaduras, utilize apenas pó de grafite. Outros produtos poderão comprometer o funcionamento do sistema. Para a limpeza dos bancos, por exemplo, utilize uma escova de cerdas macias, água e sabão neutro, mas não exagere na água! Passe um pano seco em seguida. Aconselhamos deixar o carro no sol para uma perfeita secagem. Partes plásticas ou painéis deverão ser limpos com produtos a base de silicone. Se você deseja conservar os pneus de seu carro, fique atento para não subir em guias, não circule com calibragem incorreta e não esqueça de periodicamente (10.000km) fazer o balanceamento das rodas.

Conserve também o sistema de direção alinhado. Mantenha também a colméia externa do radiador limpa e livre de insetos para facilitar o arrefecimento do líquido em seu interior e quando completar o nível, utilize sempre o aditivo recomendado pelo fabricante do seu veículo. E lembre-se: água somente em situações de emergência. Não force o motor, sem que seus componentes internos tenha atingido sua temperatura normal, isso poderá ocasionar um desgaste prematuro. Fique atento a essas dicas, seu carro agradece!


Continue Lendo